CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

29/07/2012

"A INCRÍVEL MÁQUINA DE LIVROS"

Somos irremediavelmente atraídos pela (des)ordem do fantástico maquínico. A pomba de Arquitas de Tarento, o rouxinol do imperador chinês, o autômato de Hugo Cabret ressoam na "incrível máquina de livros". Para ela, foi feita uma fila hoje, em seu último dia na Praça da República, aqui em São Paulo. Fui ver. A multidão dobrava a esquina. Se fosse um ser humano por trás de uma mesa, a realizar o mesmo serviço, não haveria o sucesso. O instigante é a troca ser propiciada por uma "máquina" instalada em uma van. Lida-se, assim, com o "acaso" e o "fortuito": coloca-se o livro por uma brecha, recebe-se em seguida um outro - aleatório -, após um barulhinho de engrenagens a correr. Surpresa! (agradável ou não). 

Se há máquinas para tudo em nosso mundo, por que não haveria uma para trocar livros? Não se sabe bem sobre o cerne de seus misteriosos engenhos, mas não importa. O que vale é que pedimos, ainda, e cada vez mais, um bocado de poesia para que o imenso deserto do real nos seja mais ameno.





25/07/2012

ENTREVISTA PARA RÁDIO SOBRE MEU LIVRO "DIÁRIO DA ESCOLA DE ASSOMBRAÇÕES"

Deixo aqui o link de minha entrevista dada hoje pela manhã para o programa "Universo Literário", da Rádio UFMG Educativa. Foi minha terceira entrevista para a simpática apresentadora Rosaly Senra. O tema de desta vez foi meu livro "Diário da Escola de Assombrações" (Editora de Cultura), lançado recentemente.


Abaixo, o sumário do livro, para despertar a curiosidade...


HOJE É O DIA DO ESCRITOR


24/07/2012

PALESTRA EM MONTE AZUL PAULISTA: "PENSANDO O IMAGINÁRIO FANTÁSTICO E A LITERATURA"

Casa cheia.
De público e de ideias.
Foi assim ontem, em Monte Azul Paulista, uma aprazível cidade próxima a S. José do Rio Preto - SP.
Estive lá para dar a palestra "Pensando o imaginário fantástico e a literatura" para professores do ensino municipal.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação da cidade e a Editora Positivo. Foi um excelente encontro.
Trata-se realmente de uma cidade comprometida com a formação de seus professores. Apresentei uma discussão sobre pensamentos de teóricos em torno da literatura fantástica, os preconceitos que a mesma tem sofrido ao longo do tempo e os problemas e obstáculos que encontramos dentro das escolas para o trabalho com livros de temáticas fantásticas.
Estive bem acompanhado: levei ideias de Jorge Luis Borges, Machado de Assis, T. W. Hoffmann, Samuel Taylor Coleridge, Tzvetan Todorov, Louis Vax e, claro, Jacques Lacan, Sigmund Freud, além de pinceladas de pontos de vista semióticos.


20/07/2012

"CHOCOLATE" NO SITE "BH DA MENINADA"

O site BH da Meninada trouxe o livro Chocolate (tradução minha, editado pela editora Positivo) como sugestão de leitura para as crianças.


09/07/2012

DIÁRIO POSTADO

Fabiano Tadeu Grazioli, em seu comentário de hoje sobre o recebimento de meu livro "Diário da Escola de Assombrações":

02/07/2012

FOTOS NO "ABZ DO ZIRALDO"

Ao lado deste talentoso e divertido artista que é o Ziraldo, pude falar de meus livros, minhas assombrações, sobre literatura fantástica e coisinhas da infância...


01/07/2012

"A VIDA SECRETA DOS OBJETOS"

Convite SIMPÓSIO INTERNACIONAL A VIDA SECRETA DOS OBJETOS: Medialidades, Materialidades, Temporalidades
EDIÇÃO SÃO PAULO
Datas: 30 e 31 de Julho de 2012
Local: TUCA / PUC SP Rua Monte Alegre – 1024

Informações e Inscrições gratuitas: http://vidadosobjetos-pucsp.com.br/2012

Organizadores - Edição SP: Erick Felinto (UERJ), Lucia Santaella (PUC-SP) e Rose de Melo Rocha (ESPM)

Apoio: FAPESP, PUC-SP (PPG TIDD e PPG COS), ESPM (PPG COM) e Sociotramas (Grupo Multimático de Pesquisa Sobre Redes Digitais)

Página do evento Edição SP no Facebook: http://www.facebook.com/AVidaDosObjetosSP 

OS ZUMBIS ESTÃO POR TODA PARTE...

E é por isso que eles ocupam um subcapítulo de minha tese de doutoramento, intitulada "Todos os monstros da Terra: o bestialógico fantástico no cinema pós-2001". Os zumbis foram, por excelência, os monstros do cinema na primeira década do século 21. Há muito o que se pensar sobre isso.