19 DE NOVEMBRO
10h00 – BAIRRO VILA NOVA - Oficina no Ônibus Biblioteca com a escritora Selma Maria – Ed. Peirópolis
- Oficina resgate de brincadeiras de antigamente.
Formada em Artes Plásticas pela FAAP, a paulistana Selma Maria Kuasne cedo se envolveu com o universo da arte-educação. Além de atuar como professora de artes do Instituto Rodrigo Mendes, entre outras instituições culturais, Selma dedica-se a pesquisar a Cultura da Infância, abordando as formas de brincar das crianças que vivem distantes de centros urbanos. Essa pesquisa a levou a viajar pelo interior do Brasil, especialmente à região onde Guimarães Rosa cresceu, em busca das raízes da infância do escritor. Lá realizou oficinas com apoio das prefeituras de Morro da Garça, Cordisburgo e Três Marias para crianças de diversas idades. O resultado desse trabalho gerou a exposição "Meninos quietos – um olhar sobre os brinquedos do sertão", visitada por 50 mil pessoas durante dois meses do ano de 2006, no SESC - Pinheiros, em São Paulo. Suas atividades junto às crianças geraram “Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos”, seu primeiro livro de poemas.
A palavra de Selma Maria encontra-se também no Mapa do Brincar, criado pelo jornal Folha de S.Paulo. Selma está entre os dez especialistas entrevistados pelo jornal.
A palavra de Selma Maria encontra-se também no Mapa do Brincar, criado pelo jornal Folha de S.Paulo. Selma está entre os dez especialistas entrevistados pelo jornal.
10h00 - BAIRRO JD ROMANO – oficina no Ônibus Biblioteca com a ilustradora Fernanda Guedes – Editora Matrix
- Oficina confecção de animais com materiais reciclados.
A Ilustradora Fernanda Guedes é conhecida no mercado editorial por seu traço fino e inconfundível. Colaboradora do projeto, ela propõe uma oficina com a confecção de bichinhos feitos com rolo de papel higiênico e material reciclado.
Já trabalhou para clientes como Suzuki, PH Arcangeli, Dryzun além de agências de publicidade e publicações nacionais e internacionais. Seu traço marcante ficou bastante conhecido na abertura do Programa Saia Justa, do canal GNT. www.fernandaguedes.com.br
14h00 – BAIRRO VILA NOVA – Oficina no Ônibus Biblioteca com o escritor Adriano Messias – Ed. Biruta
- Oficina – bate papo sobre o processo criativo na construção de histórias de terror.
Adriano Messias é doutorando em Comunicação e Semiótica e pesquisador do fantástico e do terror no cinema e na literatura. Tem mestrado em Comunicação e Cinema e graduou-se em Jornalismo e Letras.
Autor de cerca de 20 obras infanto-juvenis, trabalha também como tradutor e adaptador e ministra cursos ligados às suas áreas de atuação.
Seu trabalho visa a despertar na criança e no adolescente a sensibilidade para textos ligados ao fantástico, em especial, estimulando a imaginação, a criatividade e o prazer na leitura.
Em suas pesquisas, busca trabalhar com as dobras entre psicanálise, semiótica, literatura e cinema.
Na linda do fantástico, possui a série “Contos para não dormir” (Editora Biruta), que já está em seu quinto título:
“Histórias mal-assombradas em volta do fogão de lenha”
“Histórias mal-assombradas do tempo da escravidão”
“Histórias mal-assombradas de um espírito da floresta”
“Histórias mal-assombradas do Caminho Velho de São Paulo”
“Histórias mal-assombradas de Portugal e Espanha”
Possui ainda, pela Alis, a série “Sociedade do Claro Enigma”, na qual brinca com a temática ligada aos vampiros: “A Gangue dos Vampiros”
15h00 – BAIRRO JD ROMANO – Oficina no Ônibus Biblioteca com o escritor Alonso Alvarez – Ed. Peirópolis
- Oficina de contação de estória
Alonso Alvarez nasceu em São Paulo, capital. É poeta, autor de literatura infantil e juvenil e editor, atuando à frente da Ficções Editora. Em 1985 fundou e dirigiu a livraria e editora Artepaubrasil, pela qual editou grandes nomes, como César Vallejo, Nicolás Guillén, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, Augusto de Campos, Manoel de Barros e Paulo Leminski, e a coleção ptyx (1991), Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial. Participou de duas antologias de haicai (brasileira e latino-americana) e da Antologia da nova poesia brasileira (Hipocampo, org. Olga Savary, 1992). Publicou o livro Hé - Haikais, com Camila Jabur, e ilustrou o livro infantil A lua no cinema, de Paulo Leminski. Venceu o II e o III Encontro Brasileiro de Haikai (1987 e 1988), da fundação Aliança Cultural Brasil-Japão. Site do autor: www.alonsoalvarez.com.br. O recente livro foi publicado pela Editora Peirópolis
“Paixão de A e Z, A - Uma história de amor no alfabeto”
“Paixão de A e Z, A - Uma história de amor no alfabeto”
_________________________________________________________________________________
20 DE NOVEMBRO
10h00 – BAIRRO JD ROMANO – Oficina no Ônibus Biblioteca com a escritora com Vanessa Alexandre – Editora Cuca Fresca
- Oficina de confecção de livros
Ilustradora e autora de livros infantis e livros de imagens, sendo que a publicação mais recente foi o livro “Domingo de Papel”. Já ilustrou mais de vinte livros infantis, além de materiais didáticos e materiais publicitários.
Baseada no livro "Domingo de Papel" Vanessa Alexandre irá confeccionar livros com as crianças presentes, tendo como conceito o livro sem texto, composto apenas por imagens, remetendo às experiências do dia-a-dia da criança. Cada uma delas poderá, no final da oficina, levar o seu livro para casa. A oficina tem como objetivo estimular a contação de histórias, produção de textos e também interpretação pessoal das crianças sobre o universo que as rodeia. A criança poderá, além dos materiais básicos para desenho e pintura, produzir o seu livro também com colagens e materiais de reciclagem, que irão estimular a consciência ecológica e o desenvolvimento artístico a partir de materiais distintos.
10h00 – PÇA DO FORRO – Oficina no Ônibus Biblioteca com Chantal Brissac – Editora Ficções- Oficina de bate papo com pré-adolescentes sobre puberdade
Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Chantal Brissac também é autora de "Quem é você, mulher?” (Ed. Mercuryo) e “Seja feliz também naqueles dias” (Ed. Ficções). Ela já editou coleções sobre educação e sexualidade para a editora Publifolha e trabalhou na editoria de comportamento das revistas Veja S. Paulo, Istoé, Nova, Capricho e Revista da Folha. Atualmente, desenvolve projetos editoriais para diversas empresas e instituições e colabora para publicações como Época, Época São Paulo, Bons Fluidos, Marie Claire e Revista da Folha, entre outras. A oficina será realizada com este último, e irá conversar sobre puberdade, crescimento, cuidados com o corpo, primeira menstruação, saúde, auto-estima, entre outros assuntos. A autora, Chantal Brissac, entrevistou neurocientistas, psicólogos, nutricionistas, ginecologistas e educadores, além de meninas dessa faixa etária. O resultado é um livro útil, gostoso e bem ilustrado, que pode ajudar a menina a se conhecer melhor e ser feliz, fortalecendo sua auto-estima e sua autoconfiança, características essenciais para que possa crescer feliz e segura.
O livro trata do universo pré-adolescente de maneira clara e descomplicada. Temas como o bullying, internet, TPM e nutrição aparecem ao longo dos sete capítulos, que têm como gancho principal a felicidade.
O livro trata do universo pré-adolescente de maneira clara e descomplicada. Temas como o bullying, internet, TPM e nutrição aparecem ao longo dos sete capítulos, que têm como gancho principal a felicidade.
14h00 – BAIRRO VILA NOVA – Oficina no Ônibus Biblioteca com Beth Ziani – Editora Peirópolis
- Oficina para público geral (adultos, jovens e terceira idade)
A autora propõe a atividade “MEMÓRIA VIVA DE SÃO MIGUEL”. Para Beth as experiências pessoais são fundamentais na construção da identidade e da cultura nacional. A memória é a maneira como o homem se relaciona com a história e é a partir das referências do passado que se definem ações futuras. Assim, revisitar situações e acontecimentos utilizando estratégias lúdicas e criativas é uma maneira de fortalecer a identidade e valorizar as tradições.
A oficina com membros das comunidades terá o objetivo de registrar as referências de vida, os costumes, aspectos relacionados as paisagens locais atuais e antigas, festas entre outros temas. A proposta é termos como resultado textos individuais e/ou coletivos , passando inicialmente pelo processo de contar estórias.
É uma atividade que possibilita desenvolver um trabalho intergeracional com terceiridade/adultos e jovens em fase escolar (netos e filhos), considerando-se a importância dessa integração à manutenção e à transmissão dos conhecimentos e das referências regionais, muitas vezes perdidas diante da modernização progressiva.
Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/USP. Professor, idealizadora do projeto Memória Viva, com desdobramentos em São Paulo e Minas Gerais
(Memória Viva do Sertão, Memória Viva do Morro, Memória Viva da Estação). Desde 1997 participa das Semanas Culturais em Cordisburgo/Minas Gerais, ministrando oficinas e auxiliando na organização. Desenvolve cursos sobre literatura e criação de textos. Fez parte da produção do áudio livro 7 Episódios de Grande sertão:veredas. Participa do grupo Teia de Aranha (grupo de bordadeiras de São Paulo). Idealizadora do projeto De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos, que compreende painéis bordados sobre a vida e obra de G. Rosa e uma proposta com ações pedagógicas de estímulo à leitura. Atualmente desenvolve o Núcleo de Estudos – Literatura Viva.
17h30 – PRAÇA DO FORRÓ - tenda - fechando a noite uma grande apresentação da Caravana do Cordel com autores das editoras Panda Books e Nova Alexandria.
Cacá Lopes é Cantor, Compositor, Cordelista e Educador Popular.
Há 24 anos reside na Zona Leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário