CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

11/08/2010

ORIGENS DA DAMA DO PÉ DE CABRA



Há várias versões da lenda da Dama do Pé de Cabra em Portugal. Uma delas se origina em Marialva, no concelho de Mêda, distrito da Guarda. Até hoje, alguns creem que se pode ver a Dama do Pé de Cabra vagar na torre de menagem do castelo, que se encontra em ruínas. Dizem até que o nome de Marialva tem origem no prenome desta dama muçulmana. Nesta narrativa, a dama suicida quando descobrem seu segredo (o pé de cabra).

A versão que reconto em meu livro "Histórias mal-assombradas de Portugal e Espanha" é uma adaptação daquela que Alexandre Herculano (1810 - 1877) recontou em seu livro "Lendas e Narrativas". Ele dá uma outra localização geográfica para a lenda.

Dentre as narrativas orais medievais, algumas estão coletadas no livro de linhagens do conde D. Pedro, dentre as quais a da Dama do pé de cabra e a da Dama Marinha – esta última vinculada às lendas merlusinas.


As damas destas histórias em geral são sempre muito bonitas, mas existe sempre algo proibido que não pode ser desrespeitado (um “interdito”), a fim de que continuem casadas com seus homens. Percebe-se, ainda, a oposição nestas narrativas entre o mundo social e cristão e o mundo selvagem e diabólico, o que marca a evocação de uma divindade, geralmente ligada à fecundidade. O mesmo ocorre com adaptações de damas da água no imaginário brasileiro, como a lenda da "Mãe d’água e o roubo das melancias", que reconto em meu livro “Histórias mal-assombradas em volta do fogão de lenha”.


A Dama do Pé de Cabra não deixa de ser mais uma das famosas mouras encantadas que existiam nas tradições orais do Norte de Portugal, de onde se originaram meus antepassados. São histórias que, curiosamente, me atraem bastante – de uma forma quase atávica. Elas também se repetem em outras localidades europeias, como no País Basco, porém, em outras versões (a característica caprina pode ser substituída por uma de serpente).

2 comentários: