CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

05/04/2011

"ICTIO SAPIENS"? CONTINUA O MISTÉRIO DAS SEREIAS? OU JÁ ESTÁ DESVENDADO?

Quem me deu essa dica foi Cris Alhadeff... Em um blog, no qual se discutia a questão das sereias do "Animal Planet", comentador deu uma explicação, a qual reproduzo abaixo:



“Gente, por favor. É uma docuficção como o 'Dragões' de 2004, do mesmo Animal Planet. Vão no imdb e vejam a ficha do programa e os nomes do atores. Caso ainda achem que é de verdade, vão nos sites do Smithsonian, Universidade do Cabo, Universidade da Flórida e procurem pelos nomes dos 'pesquisadores'. Procurem, especialmente, nas páginas dos deptos pelos sites dos laboratórios das especialidades que os personagens dizem investigar academicamente.Verão que eles não existem. Pô, isso é dito no final do programa.

Apenas o 'bloop' e o efeito dos sonares nas baleias (desorientando-as) é que são os fatos, o resto foi criado em cima disso para dar um gostinho a mais de drama e explicar um pouco como os mamíferos marinhos funcionam, se comportam e evoluíram ao longo de milhões de anos, mostrando como se dá a pesquisa nessa área de biologia comparativa, emprestando um pouquinho de cada bicho e um pouquinho de cada área para 'criar' as ditas sereias.

Eles, no Animal Planet e Discovery Channel, fazem isso de tempos em tempos como exercício de imaginação criativa. Não é pra ser levado a sério. É apenas um jeito mais divertido de aprender, como são os programas de como seria a vida alienígena em outros planetas ou do tipo 'caminhando com os dinossauros'. É a ciência que está por trás que deveria ser o foco.

http://www.imdb.com/title/tt1816585/combined
http://seancameronmichael.blogspot.com/2010/12/mermaids.html

http://skeptoid.com/episodes/4177
http://www.pmel.noaa.gov/vents/acoustics/sounds/bloop.html
http://www.science.org.au/nova/newscientist/102ns_001.htm

http://www.nature.com/news/2008/080801/full/news.2008.997.html
Schrope M. Whale deaths caused by US Navy's sonar. Nature. 2002 Jan 10;415(6868):106. PubMed PMID: 11805797.
Dalton R. More whale strandings are linked to sonar.
Nature. 2006 Mar 30;440(7084):593. PubMed PMID: 16572138.

(retirado do blog http://josefranciscoartigos.blogspot.com/2011/03/as-sereias-do-animal-planet.html)

Porém - e aqui entro eu de novo -, há algo mais intrigante do que isso tudo: por que, afinal de contas, nós queremos ou, por que não, insistimos em provar a vida das sereias, assim como fazemos com vampiros e aliens? Em um mundo tão cheio de recursos explicativos, com tantas tecnologias da informação - cada vez mais sofisticadas -, ainda temos anseio pelo gostinho que só o fantástico deixa em nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário