CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

13/08/2013

SAIU "A RUA DA BANANEIRA", MEU MAIS RECENTE LIVRO JUVENIL, PELA AUTÊNTICA

.
O livro A Rua da Bananeira traz algumas características que, acredito, fazem parte de meu estilo como escritor: o senso de humor e certa tendência ao surrealismo e ao nonsense, ao mistério e ao encontro com o sobrenatural.

Além de algumas palavras e expressões que fazem parte do regionalismo mineiro (como “brio”, para “brilho”, e “moa”, que significa “um monte de gente reunida”), coloquei também quadrinhas sobre bananeiras, as quais abrem cada capítulo. Todas elas foram aproveitadas do cancioneiro popular de nosso país.

No enredo, vamos nos deparar com duas personalidades opostas: Dona Gertrudes e Dona Selminha, vizinhas que “brigam” o tempo todo.

A primeira, divertida, adora crianças, plantas e bichos.

A segunda, introspectiva e perversa, se compraz em ler os obituários e as páginas de assassinatos dos jornais, e também a colocar cacos de vidro pelo jardim, para impedir as crianças de apanharem as bolas perdidas.

Além da meninada bem cheia de animação da rua da bananeira, o livro traz causos e mais causos. Há, ainda, uma misteriosa menina de uma perna só... E ela, claro, Amarília, a bananeira em torno da qual se desenvolve a história.

Construída a partir das memórias do narrador, que vai se lembrando de fatos e acontecimentos da bucólica ruazinha, a narrativa incorpora elementos da cultura popular brasileira: quadrinhas, simpatias, benzeções, chás e plantas medicinais, brincadeiras, cantigas, ditos populares...

Engraçada e cheia de mistério, a história, narrada em linguagem bem próxima ao coloquial, é uma amostra – também na ilustração – de um universo quase desaparecido, ou, quiçá, submerso no processo de urbanização no Brasil.
Para comprar o livro, clique aqui e vá ao site da editora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário