CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

18/04/2010

LOBISOMENS NO CINEMA BRASILEIRO

O nosso clássico sobre lobisomens, sem dúvida, é O CORONEL E O LOBISOMEM, que já teve várias versões e adaptações. Vamos destacar duas: uma, dirigida por Alcino Diniz, em 1979, que é também a primeira versão cinematográfica da obra de José Cândido de Carvalho; a outra foi dirigida por Maurício Farias, em 2005. O enredo gira em torno de Ponciano de Azeredo Furtado, um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação, Pernambuco Nogueira, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina. Para vencer esta batalha, Ponciano precisa enfrentar feras do mundo dos homens... e do mundo sobrenatural. O livro também se tornou minissérie pela TV Cultura.


QUEM TEM MEDO DO LOBISOMEM? (Reginaldo Faria, 1974). Trata-se de um filme que mistura comédia e terror. Rapazes típicos do bairro de Ipanema dos anos 70 partem para o interior, em busca de aventuras. Acabam por encontrar uma jovem noiva deixada na porta de uma igreja e, a partir de então, coisas estranhas começam a acontecer na fazenda onde se hospedam, como o surgimento de um lobisomem.


UM LOBISOMEM NA AMAZÔNIA (2005, Ivan Cardoso) é um filme do gênero “terrir” – que o diretor consagrou em nossa cinematografia. A história trata de Natasha e seus amigos, que decidem entrar na Amazônia para participar da cerimônia do santo Daime. Se eles tivessem dado mais atenção a um aviso que escutaram em um rádio, não teriam se tornado alvos do lobisomem que ronda a região.


Nossa produção televisiva é mais rica do que nosso cinema, em termos de filmes de terror. Vale sempre garimpar por aí em busca de boas pérolas. Por exemplo: o segundo momento de filmagem da série Carga Pesada trouxe um episódio com um lobisomem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário