CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

19/03/2010

BURROS AJUDAM CRIANÇAS A LER

Certo dia, bem cedinho, a chuva não parava mas as pessoas, ainda assim, iam ver a surpresa que tinha chegado para as crianças da cidadezinha de Bui, a 130 km ao sudoeste de Addis Ababa, capital da Etiópia. Elas receberam um presente especial e inusitado da organização EBCEF/Ethiopia Reads, em colaboração com a Delta Kappa Gamma Society Int, o Rotary International e o Rotary Finot Addis Ababa. Eram burros que puxavam carroças cheias de livros para as crianças do interior de um dos mais pobres países da África.

A Ethiopia Reads foi criada por Yohannes Gebregeorgis, um etíope residente nos EUA, com o objectivo de promover o desenvolvimento da Etiópia através da leitura. Acreditando, pela sua própria experiência pessoal, que os livros e o conhecimento podem dar esperança e mudar vidas, Yohannes e os seus colaboradores criaram a primeira biblioteca pública infantil da Etiópia em 2003, na capital, Adis Abeba.
A Biblioteca Móvel de Burro surgiu mais tarde, para servir as crianças das zonas rurais perto de Awassa, a capital agrícola do país. Os burros são um dos animais mais importantes na vida da população etíope, como meio de transporte, embora nem sempre sejam tratados cuidadosamente.
A Rainha Helena é a líder dos burros bibliotecários de Awassa, na Etiópia. Associados a um projeto destes, querido pelas populações, os animais são também dignificados e acarinhados. Com os seus enfeites vistosos, a Rainha Helena e os ajudantes puxam pequenas carroças onde estão expostos os livros - muitos deles editados também por iniciativa da Ethiopia Reads, quer em inglês, quer nas línguas faladas no país e com ambientes e histórias locais.
Estas bibliotecas são, para muitas das crianças, a única forma que têm de praticar a leitura fora dos livros de escola. Outros países africanos têm sistemas de bibliotecas itinerantes similares.



O projeto criou uma série de slogans: In Your CommunityDonatePurchase BooksCreate a reading culture in Ethiopia by connecting children with booksAbout UsProgramsLibrariesHow You Can HelpPurchase BooksYou are here: Blog

BookmarkPrintDonkeys Help Children ReadingWednesday, February 03, 2010

It is early in the morning. The rain does not stop the people from going to see the surprise that comes to the children of Bui town, 130 KM far to the south west of Addis Ababa. Children with full of smile are staring at the gift that is sent from EBCEF/Ethiopia Reads in collaboration with the Delta Kappa Gamma Society Int, Rotary International, and Rotary Finot Addis Ababa.

The crowed gathered from every direction. From Jima, Addis Ababa, Awassa, Butajira….. etc. A unique presence (The Donkey mobile Library/DML) comes out from its station. Shout every where….Songs…..slogans …

- Bread and Books for Children! (Pão e Livros para as Crianças!)

- Readers are Leaders! - Ethiopia Reads! (Leitores são Líderes!)

- Those Who Reads Bloom! (Quem Lê Desabrocha!)

- Libraries for Quality Education! (Bibliotecas para uma Educação de Qualidade!)

- Libraries for Rural Development! (Bibliotecas para o Desenvolvimento Rural!)





(Adaptado de informações do artigo de Masresha Kibret, no site http://www.ethiopiareads.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário