CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

18/03/2010

FANTASMINHAS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL


"Entre Assombrações e Fantasminhas: Estudo do Sobrenatural em Narrativas Infantojuvenis", de Gabriela Hoffmann Lopes, é o título de uma interessante dissertação de mestrado, apresentada na PUC-RS em 2008/ 2009.
Nela, a autora apresenta um estudo descritivo de 72 narrativas curtas de assombrações, dentre elas duas histórias escritas por mim: "A porca, ora, a porca" e "A velha que não morria", presentes nos meus livros "Histórias mal-assombradas em volta do fogão de lenha" e "Histórias mal-assombradas do tempo da escravidão", respectivamente. Em meus textos, ela detectou o narrador homodiegético (aquele em que o narrador é personagem, mas não é protagonista). Um exemplo deste tipo de narrador é o Dr. Watson, que narra as aventuras de Sherlock Holmes.
No texto, a autora ainda vai discutir muitos aspectos ligados às histórias sobrenaturais na literatura infantojuvenil. Quem quiser conhecer toda a pesquisa, pode entrar no site:

http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário