CONHEÇA MINHA FÃ PAGE

FÃ PAGE:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MINHA VIDA DE ESCRITOR.

22/03/2010

FEIRA DO LIVRO DE BOLONHA 2010

Editoras brasileiras vão a Bolonha mostrar o que há de melhor na literatura infantil


Voltada para editores de livros infanto-juvenis, Feira do Livro de Bolonha, na Itália, é uma oportunidade para mostrar a qualidade das publicações nacionais nesse segmento

Vinte editoras brasileiras participam do evento com apoio da Apex-Brasil, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Câmara Brasileira do Livro. Ao todo, serão apresentados 500 títulos.

De 23 a 26 de março, um grupo de 20 editoras brasileiras estará na Itália para participar do mais importante evento internacional dedicado ao segmento de livros infantis e juvenis: a Feira do Livro para Crianças de Bolonha (Fiera del Libro per Raggazzi). Em 2008, a feira contou com a participação de 1.300 expositores, sendo 1.200 provenientes de 69 países, e de cerca de 5 mil profissionais do setor.

A partir deste ano, com o apoio do convênio Brazilian Publishers, assinado entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a participação brasileira em Bolonha ganha mais visibilidade. Nesta edição, o estande terá uma área de 96 m2 – o dobro da última edição, além de um projeto de comunicação visual mais moderno e atraente. Ao todo, as editoras brasileiras irão apresentar um catálogo de 1004 títulos e 2132 exemplares.

A organização do estande coletivo do Brasil no evento também conta com a parceria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). São parceiros institucionais o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

(...)

A Feira
Em sua 46ª edição, a Feira do Livro para Crianças de Bolonha reúne editores, autores, ilustradores, agentes literários, além de produtores de filmes e TV, distribuidores, gráficas e livrarias, oferecendo a todos a oportunidade de comprar e vender direitos autorais. Além disso, é uma chance para encontrar editores e produtos de multimídia do segmento infantil; fazer networking; descobrir novos negócios e oportunidades; e discutir as novas tendências do setor.

O evento oferece uma série de atividades para os visitantes. Um dos pontos altos da Feira de Bolonha é a Mostra de Ilustradores, que é realizada desde 1967. A Mostra fornece uma visão geral das tendências da ilustração infantil no mundo, a partir de trabalhos de artistas prestigiados e novos talentos. As obras são selecionadas por um júri internacional composto de editores, artistas e diretores de museus. Para a edição deste ano, foram selecionados trabalhos de 81 ilustradores.

Uma boa opção para quem deseja entender os rumos da ilustração infantil é o Café dos Ilustradores, um tipo de Café Literário onde as pessoas se reúnem para debater as novidades do setor, conhecer editores, escritores e artistas e descobrir revelações da ilustração infantil de outros países. A programação inclui uma reunião com os membros do júri da Mostra de Ilustradores, que explicam os motivos de suas escolhas.

Outro destaque da Feira de Bolonha é o Centro de Agentes Literários, um espaço reservado para a compra e venda de direitos autorais. O Centro presta assistência profissional qualificada e personalizada aos agentes literários. Uma vez inscrito no Centro, o editor tem acesso direto ao catálogo dos expositores presentes na feira, além de uma série de serviços disponíveis. Mais informações sobre o evento no site http://www.bookfair.bolognafiere.it/.
(...)

Fonte: CLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário